20/08/2009

A ARTE DA REPRESENTAÇÃO

Neste último sábado, dia 15/08, Jonas Soares deu o pontapé inicial para a oficina de CENOGRAFIA, a qual jovens da comunidade do Campo Limpo aprenderão sobre os mistérios que envolvem os palcos do mundo todo, sua história, formas de produção, as idéias simples e inovadoras, além de colocarem as suas mãos na massa e desenvolverem peças cenográficas com materiais "nada" usuais.

A aula iniciou-se no ateliê de moda e design do Projeto Arrastão, com cada participante confeccionando seu próprio bloquinho de notas, fazendo com que todos se conhecem e iniciassem a troca de experiências ali mesmo, num momento descontraído e de grande interação. Em seguida, Jonas,a equipe do DESIGN DE PERIFA e seus pupilos se dirigiram a sala de vídeo para a uma completa imersão nas "águas inquietas" do teatro, cinema e da televisão.




- Fotos: Daniele Alcântara.

Jonas contou um pouco sobre a história da cenografia, ilustrando seu início tímido no século 2 a.c., dentro do teatro grego e nas arenas (ou teatro) de Dioniso, passando pelo trovadorismo, no século 12, nos textos de Shakespeare e o teatro Elisabetano, até chegar em nossa época atual, após sofrer grandes transformações por conta do advento da fotografia e do cinema.

A galera se deliciou com algumas cenas de "Cantando na Chuva", "Mary Poppyns", "A Fantástica Fábrica de Chocolates", "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain", "Desventuras em Série", "Shrek" e "A Noiva Cadáver", percebendo a pluralidade do tema discutido.




- Fotos: Daniele Alcântara.

Essa pluralidade, que menciono, vem do fato de fazermos da CENOGRAFIA uma arte integrada com diversas áreas do conhecimento humano, onde arquitetura, design, física, música, artes plásticas, artes dramáticas e diversas outras formas de expressão e ciências se encontram para nos possibilitar "sentir" uma época, uma idéia, uma emoção... enfim, tudo.

O termo CENOGRAFIA vem das palavras Sceno e graphia, do vocabulário grego, que querem dizer respectivamente CENA e DESENHO, traduzindo um pouco sobre essa arte e ciência de se projetar e executar ambientes e objetos com o intuito de trazerem uma certa "verdade" para os nossos sentidos. Podemos chamar de Cenário toda informação sensorial que contribua para descrever algo, o que a torna, sem duvida nenhuma, um poderoso Veiculo de Expressão.

“ A Cenografia é uma representação das coisas que vemos e das que não vemos.” - Gianni Rato*.

* Gianni Rato (1916-2005), cenógrafo e diretor italiano,radicado no Brasil desde 1954.

INSCRIÇÕES:
Fone: 55 11 87123575 - falar com Juliana Nobre
E-mail: designdeperifa@gmail.com e designdeperifa@yahoo.com.br
Onde: Projeto Arrastão - R. Doutor Joviano Pacheco de Aguire, 255 - Campo Limpo.
Período: 8 Sábados.
Quanto: Gratuito, "na faixa", "no Vasco", "di grátis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário