30/09/2009

AS FACHADAS DA COMUNIDADE

Na oficina de CENOGRAFIA de 26/09, Jonas Soares mostrou para a sua trupe, como funciona o processo de criação de um cenário, do conceito á execução. Discutiram sobre como pode nascer uma idéia, sobre as reais necessidades de se utilizar um cenário e como estas podem ser representadas visualmente.

JS também falou sobre 'conceito' e como esta ferramenta é essencial para se representar algo de forma diferente e criativa. Partiram então para o papel, buscando experimentar visualmente aquilo que se discutia em palavras. Tinham como fonte de consulta, alguns livros que JS trouxera.









- O processo de criação. Fotos: Raissa Mathias/Maré Alta.

Após o intervalo, retomaram as atividades com um novo exercício, proposto por Jonas, e que os aguçariam a observação e ao uso da criatividade na escolha de elementos de interferência (interpretação) para a criação de cenários. A nova atividade consistia em escolherem (cada um) uma imagem de fachada, dentre as diversas existentes na comunidade do Campo Limpo e tentassem reproduzi-las em uma escala pequena, utilizando-se dos materiais dispostos na mesa e fazendo as interferências que julgassem interessantes.

Segundo o próprio Jonas, a atividade se desenvolveu com uma qualidade impressionante, por estarem tranqüilos e concentrados. Por diversas vezes interferiu com questionamentos e sugestões, as quais seus pupilos conseguiram mais estimulo para experimentarem "sem amarras", as diversas possibilidades de interpretação, aplicação de materiais e abandono de seus cânones. "Fiquei muito feliz em notar o crescimento de alguns alunos e a contribuição que a nossa oficina está deixando á eles", descreve contente.





- Alguns dos micro-cenários finalizados.
Fotos: Raissa Mathias/Maré Alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário