13/06/2009

O PROJETO

O Design de Perifa surgiu em 2008 durante a divulgação da Semana Viver Design em São Paulo, onde pudemos perceber que não havia nenhum evento relacionado ao design nas comunidades periféricas de São Paulo e tão pouco discussões sobre design vernacular em tais eventos. Dessa forma nasceu a idéia de introduzir o design na periferia e mostrar que nas comunidades existe design, mesmo que muitas vezes ele não seja reconhecido ou percebido. A partir de oficinas, palestras, eventos relacionados ao assunto dentro das comunidades, iniciamos a "invasão" do design na periferia, buscando interferir positivamente no olhar dos jovens pertencentes dessas comunidades, mostrando-os como sua cultura é muita rica, devendo ser apreciada e reconhecida.


Este projeto busca pesquisar o design desenvolvido espontaneamente em nossa cidade (São Paulo), buscando trazer informações valiosas sobre a influência cultural na criatividade e no desenvolvimento do conhecimento, valores sócio-ambientais, o envolvimento do design sem o abandono das "raizes" culturais de determindo local. Tem ainda o objetivo de fazer com que os jovens descubram o design de perifa em sua comunidade; reconhecendo-o como valor cultural, apreendendo-o e o transcendendo positivamente.


O projeto acontecerá no período de 7 meses (de Maio a Novembro), o qual ocorrerão cinco oficinas sobre o design desenvolvido espontaneamente e seu resultado se dará numa exposição aberta a comunidade por sete dias durante a Semana Viver Design São Paulo (04/11/2009). As oficinas serão ministradas no Projeto Arrastão, assim como a exposição.


Cada encontro terá duração de 3 horas com intervalo de 15 minutos. Durante as oficinas os jovens aprenderão sobre design e design de perifa. Terão oportunidade de identificar o design espontâneo presente em sua comunidade onde passa despercebido no seu dia-a-dia. Aplicarão as técnicas apresentadas nas oficinas em materiais encontrados na comunidade. As oficinas são:


GRAFITTI
Ministrado por:
Chambs – Alexandre Ramos Souza
chambsone@hotmail.com
www.fotolog.com/chambs_kong


INSTRUMENTOS MUSICAIS
Ministrado por:
Joilson Bispo dos Santos
joilsonalata@ig.com.br
joilsonalata@yahoo.com.br


MÓVEIS
Ministrado por:
Roberto Almeida
robertoalmeida@hotmail.com


OBJETOS
Ministrado por:
Marcelo Barros
marcelinhobarros@yahoo.com.br
www.marcelo-barros.blogspot.com

CENOGRAFIA
Ministrado por:
Jonas Soares
jonastangamandapio@yahoo.com.br



COMO NOS ENCONTRAR:
Rua Doutor Joviano Pacheco de Aguire, N° 255 - Campo Limpo
Fone: 55 11 87123575 - falar com Juliana Nobre
E-mail: designdeperifa@gmail.com e designdeperifa@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. Nossa, achei incrivel essa idéia do design da periferia, sou professora de arte e trabalho em uma periferia aqui em Curitiba, os meus alunos são muito carentes, mas tem vontade de conhecer a aprender sobre arte. Achei esta ideía muito legal e pretendo trabalhar algo nesse sentido com eles. parabéns pelo projeto. Vi este link no blog da Viviane Pontes.
    Abraços e sucesso.
    Cris Massa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cris Massa!

    Tudo bem com você? Queria lhe agradecer por ter visitado nosso BLOG e por ter postado palavras tão MARAVILHOSAS e INSTIGANTES sobre nosso trabalho.

    Como você deseja fazer algo parecido aí em Curitiba, nos contate por e-mail ou telefone para a ajudarmos com o conteúdo e forma de trabalho, o que acha?

    Beijos e mais uma vez MUITO obrigado!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário