05/08/2009

OFICINA NACIONAL DE MÓVEIS & OBJETOS


- Foto: Leo

Assim como escrevi no post anterior, estreamos com a oficina de MÓVEIS & OBJETOS, durante o 2º ENCONTRO DE COMUNIDADES, realizado neste último sábado, dia 1º de agosto. Decidimos iniciá-la em um outro formato, onde trabalharíamos com o próprio público desse encontro e não com pessoas previamente inscritas, para assim percebermos novas possibilidades de trabalho, a forma de abordar os jovens e saber exatamente equalizar os ideais desse projeto com os reais anseios da garotada da comunidade. Porém algo de inesperado e bastante estimulante nos aconteceu: A turma formada para esta oficina, foi composta por diversos estudantes de Design, oriundos de diversas partes do Brasil, que vieram para São Paulo a fim de participarem do POSSÍVEIS MULTIPLICADORES, promovido pelo DESIGN POSSÍVEL e que estavam lá para também participarem do encontro, promovido pelo Projeto Arrastão. Apenas um rapaz fazia parte da comunidade do Campo Limpo. Com isso, tivemos que mudar a forma de abordagem sobre o trabalho proposto e ainda ter em mente, que o resultado final seria diferente.

Eu e Robert (de Niro) iniciamos a oficina, falando rapidamente sobre o projeto e o programa VAI 2009, e em seguida os convidamos para um "passeio" pelo Projeto Arrastão. Nessa volta pelos arredores da ONG, queríamos que nossa turminha percebesse os objetos feitos de forma espontânea e que resolviam alguma necessidade humana. Vimos mictórios, vasos sanitários, pneus e latões de lixo servindo como vasos, saboneteiras feitas com aquelas telas de transportar limão, garrafas PET e copos de plástico como porta-lápis e varais para segurarem obras de arte. Queríamos despertar neles um olhar mais provocativo e sensível sobre a simplicidade desses objetos nascidos pela verdadeira necessidade de buscar soluções, através do ato criativo.





- Fotos: Roberto Almeida "aka" Robert (de Niro).

Seguimos para o que chamo de "o quintal do Arrastão", onde se encontram espaços para a separação de lixo e tendas com os mais diversos "badulaques", pois lá, a moçada poderia selecionar e pegar aquilo que seria a matéria-prima para a próxima fase de nossa oficina: Desenvolvimento de produtos.

A proposta era justamente a de criarem móveis e utensílios, a partir do reaproveitamento e da reutilização de objetos descartados. Como elementos de fixação, poderiam apenas utilizar arame, barbante, fitas adesivas, colas branca ou quente, rebites e pregos. Suas ferramentas também eram limitadas. Um verdadeiro exercício a criatividade e um mais um desafio aos nossos jovens designers.




- Fotos: Roberto Almeida "aka" Robert (de Niro).

Fizemos uma verdadeira BAGUNÇA! Voltamos para a sala trazendo conosco MUITA coisa, que despejamos no chão para iniciarmos o trabalho. As traquitanas eram das mais diversas: tampos redondos e cilindros de acrílico, varetas de madeira, pedaços de lona vinílica, peças de borrifadores, diversos cubos mágicos, tampos de mesa, caixas de plástico, embalagens de papel, grades e pedaços de metal.

Dividiram-se em pequenos grupos, alguns solo, e puseram-se a desenvolver suas MARAVILHAS. Enquanto escolhiam melhor o material e faziam seus primeiros ensaios, eu e Robert (de Niro), os auxiliávamos tirando dúvidas, lapidando idéias, manuseando ferramentas e registrando tudo. Deixamos rolando uma música de fundo e, no computador, imagens de "objetos de perifa" para instigá-los ainda mais.

Marina (RJ) e Maika (SC), tentavam criar um biombo, com varetas de madeira e barbante, que pudesse ainda servir como uma espécie de porta-treco. André (SP), com a ajuda do Robert (de Niro) queria fazer uma mesa com pés de acrílico, utilizando um tampo velho de madeira e cilindros. Sharlene (AM) e Patrícia (BA) fizeram uma luminária aproveitando um totem de acrílico, uma embalagem de papelão e muitos cubos mágicos. Anny (AM), com os pedaços de borrifadores e muita cola quente, tentava fazer outra luminária, enquanto que Anne Karoline(AM), desenvolveu uma mesa de canto, com varetas, acrílico e restos de banner.







- Fotos: Marcelo Barros.

Após muito trabalho e um veloz almoço, finalizamos nossa oficina com a apresentação dos produtos e abrimos uma discussão rápida sobre os resultados obtidos, as dificuldades encontradas, os pontos fortes e fracos de nosso desafio. Segundo a turma, foi uma forma muito legal de estimulá-los no processo de criação e aprenderem a "enxergar" melhor o mundo a sua volta. Reclamaram apenas pelo pouco tempo em que se deu a oficina. Cerca de quatro horas.




- Mesa de canto da Anne Karoline (AM).


- Mesa de André "aka" Andy (SP).



- "Triombo", o porta-treco de Marina (RJ) e Maika (RS).


- A "Luminária Mágica", de Sharlene (AM) e Patrícia (BA).

Ao meu ver tivemos um ótimo resultado, tanto no que surgiu em forma de objetos, quanto no que pudemos "tocar" em cada um de nós. Ficamos ainda com algumas peças para finalizar e a possibilidade de continuarmos com a oficina neste próximo sábado. Fiquem atentos!!!

Você, que está lendo este post e possui entre 15 a 25 anos, reside nas redondezas do Campo Limpo e deseja participar desse maravilhoso projeto, basta nos contatar pelos e-mails: designdeperifa@gmail.com e designdeperifa@yahoo.com.br - ou pelo telefone: 11 87123575, falar com Juliana Nobre.

2 comentários:

  1. Legal, a gente apareceu mesmo no blog! A oficina foi super legal e projeto também é. Adorei participar.
    (só tenho uma coisinha pra reclamar. apesar de dizerem q eu tenho sotaque gaúcho, eu sou de Florianópolis- SC, e não do RS. ;P)

    Abraços,

    Maika

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maika! Vou corrigir, ok? MIL desculpas!!!
    Beijos e MUITÍSSIMO obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário