03/09/2009

REFAVELA

“Mais uma de minhas visitas a “velhas” reportagens, encontrei no caderno ILUSTRADA, da FOLHA DE SÃO PAULO, uma matéria sobre o” CINCO VEZES FAVELA, AGORA POR NÓS MESMOS, filme coordenado por Cacá Diegues e dirigido, produzido e inscrito por jovens de comunidades carentes do Rio de Janeiro.

Para quem não sabe, CINCO VEZES FAVELA, foi um filme realizado em 1961, dirigido por Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Marcos Faria e Miguel Borges, considerado um dos marcos do Cinema Novo e que retratava o medo, a violência e a diferença de classes nas favelas cariocas da época.

O novo filme, busca um outro olhar sobre a favela, uma reflexão feita por quem vive nela e interage com seus moradores e suas histórias. "A favela será porta-voz de si mesma pela primeira vez" - diz ele na reportagem.

Neste novo projeto, Diegues coordena e "empresta" seu nome para viabilizar a sua entrada no mercado cinematográfico, abrindo as portas para a talentosa produção de filmes "de perifa", para o que chamamos de mainstreaming, deixando que tais obras não fiquem apenas entre as comunidades e sim reverberem nas demais classes.

Para isso, foram feitas parcerias com ONG's, como a Nós do Morro e AfroReggae, para a seleção de jovens interessados e "dialogar" com o tráfico, para a liberação das filmagens. Foram escolhidos 230 jovens, dentre 603 inscritos, os quais durante 7 semanas tiveram aulas com grandes nomes do cinema nacional, tais como Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra, Walter Salles, Fernando Meireles, João Moreira Salles, Daniel Filho, Walter Lima Jr., Camila Amado. O projeto iniciou-se em 2007 e já se encontra nas ultimas semanas de filmagem.

Há uma perceptível e crescente vontade de "troca" cultural entre as diferentes classes sociais, aumentando a interação entre elas e também uma grande necessidade de se revalorizar as culturas locais, que somadas dão identidade ao nosso país. Ao entrarem em contato com comunidades carentes, profissionais de diferentes frentes, refletem sobre suas formas de atuação, interagem e reaprendem sobre sua abordagem, no que diz respeito ao que produzem para a sociedade, e levam desenvolvimento, conhecimento e novas possibilidades de transformações positivas as tais comunidades.

Projetos como este, de Diegues, conseguem sensibilizar a sociedade sobre assuntos, como a desigualdade social, a discriminação, a criminalidade, o descaso e a falta de atitude governamental, oferecendo nova perspectiva de vida e de poder transformador a quem realmente precisa.


- A marca do filme.



- Vídeo Promocional.



- Multishow Sicronizado.


SERVIÇO
Refavela
por Audrey Furlaneto
Caderno Ilustrada
Folha de São Paulo
Segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cinco vezes favela, agora por nós mesmos!
http://www.5xfavela.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário