27/10/2009

FIM DA MARATONA DE MÓVEIS & OBJETOS

Final de maratona para a oficina de MÓVEIS & OBJETOS, na tarde ensolarada de sexta-feira, dia 23/10. Eu e Nicholas contamos com a presença de 17 jovens da comunidade para trabalharmos o último tema de nossa empreitada: APOIAR.

Iniciamos a oficina às 14h, dividindo a turma em quatro equipes (três equipes com quatro integrantes cada e uma com cinco). Após terem chegado a sala e se encontrarem acomodados, os convidamos para participarem da dinâmica de abertura, distribuindo os papéis e os lápis para todos os participantes e chamando-os a se levantarem dos bancos. Os participantes deveriam se encontrar espalhados na sala e de pé. Ao centro encontra-se um suporte cilíndrico com imagens de objetos que apresentam o “apoiar” como função principal. É solicitado para todos os participantes para que desenhem as imagens ali mostradas, sem que pudessem se sentar e utilizar qualquer tipo de apoio, a não ser a si próprios.

Criamos essa dinâmica buscando instigá-los a perceberem que a única forma para que todos conseguissem desenhar era ficando enfileirados e em círculo, utilizando uns as costas dos outros, como apoio, sintonizando-os com o trabalho organizado e em equipe, além (é claro) de perceberem a necessidade, que intitula o tema proposto.

E como num passe de mágica (e grande espanto por nossa parte) a turma quase que inteira, se colocou em fila e em círculo no mesmo sentido, utilizando uns as costas dos outros para desenharem. Poucos deles utilizaram-se de outros artifícios para conseguirem produzir. Ficaram por dois minutos desenhando, até que encerramos a dinâmica e explicamos o maravilhoso resultado que alcançaram, além de abrirmos a discussão sobre o tema.




- A trupe se saindo bem na dinâmica.

No bate-papo apresentamos muitos exemplos de objetos que tinham, como função, o apoiar e ao dividi-los em grupos, os direcionamos ao desenvolvimento de seus projetos. O grupo 1 ficou incumbido de desenvolver uma mesa de centro, escolhendo como materiais dois vasos plásticos, uma bóia e um tampo de madeira. Após algumas discussões desistiram desses materiais e utilizaram duas armações de cadeira e o mesmo tampo. As meninas do grupo se mostraram um pouco deslocadas por não conseguirem se identificar com a proposta, mas perceberam que poderiam desenvolver alguma imagem no tampo da mesa e colocaram-se a fazê-la. Encontraram uma possibilidade de participação, buscando algo de que realmente gostavam e que saberiam fazer com qualidade. Achei muito legal a forma como se “encontraram” no projeto e como o grupo lidou com isso. O resultado foi muito bom, pois buscaram funcionalidade e qualidade estética, sendo uma das peças mais bem finalizadas e pensadas dentre as demais.




- Grupo 01 em produção.

O criado-mudo ficou a cargo da equipe nº 2, que também teve um ótimo resultado, por terem trabalhado realmente em grupo (onde todos participaram de todas as etapas do processo) e ainda conseguirem desenvolver o projeto e sua execução, quase sem o nosso auxilio. Os orientamos apenas na obtenção de medidas e no uso de algumas ferramentas. Desenvolveram uma bela peça, com grande qualidade funcional e estética.




- O envolvimento do grupo 02.

Já o grupo 3 ficou com a tarefa mais difícil, ao meu ver: a de desenvolver um display. Sendo assim desenvolveram uma peça muito simples e com poucos detalhes: Um baleiro. - O qual foi produzido, utilizando-se de um calceiro de madeira e cabos de madeira e retalhos de lona. Como não tínhamos balas, para fazermos testes, foram utilizados tubos e bisnagas de tinta, assim como mostrado nas imagens.




- A equipe 03 suando a camisa...

E por fim, o grupo 4 desenvolveu uma mesa de canto com uma luminária embutida.Tiveram muita dificuldade em definirem seu projeto, mas aos poucos foram se envolvendo com a atividade e conseguindo chegar a um bom resultado. A peça desenvolvida ficou muito interessante visualmente, mas com pouca funcionalidade.





- Mãos a obra: Grupo 04.

Durante todo o processo de trabalho, os próprios jovens puderam documentar tudo com uma câmera fotográfica. Suas fotos é que ilustraram os nossos posts. Inclusive a Professora Paula, do curso de "Negócios Socioambientais" não só clicou alguns instantes, mas também nos ajudou (e muito) a organizar e acompanhar a trupe toda.

Para o encerramento, colocamos as peças uma ao lado da outra e pedimos para que os grupos apresentassem seus projetos. Fizemos algumas perguntas para “amarrar” a discussão e terminamos a oficina.


- A trupe e seus projetos.

Ficamos satisfeitos com os resultados conquistados nessa semana, pois pudemos perceber o quanto é possível estimular o jovem a trabalhar sua criatividade, o envolvimento social, a percepção de mundo e das coisas ao seu redor, a educação socioambiental e, acima de tudo, fazermos essa troca cultural com diversas pessoas distintas. Foi uma experiência muito agradável e que esperamos que reverbere por todo o projeto e nos corações dos participantes.


- Mesa de centro . Grupo 01


- Criado-mudo . Grupo 02


- Display . Grupo 03


- Mesa de canto com luminária . Grupo 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário