22/10/2009

SENTA QUE LÁ VEM O PERIFA!

Mal caímos da cama e já iniciamos mais uma oficina de MÓVEIS & OBJETOS, dando continuidade a nossa maratona de trabalhos realizados pelo projeto DESIGN DE PERIFA junto a comunidade do Campo Limpo. Hoje estivemos com 8 jovens altamente preparados para a encararem os desafios propostos por nós. O tema da oficina deste encontro foi SENTAR e nossos pupilos deveriam desenvolver objetos que cumprissem com essa função.

Para variar, mas não muito, iniciamos a oficina com uma dinâmica de integração, a qual estimularia novamente o trabalho em grupo, a confiança no próximo e a organização. O grupo se pôs em roda virados no sentido horário e com as mãos nos ombros do parceiro a sua frente. Ao nosso comando, cada participante deveria se sentar no colo do parceiro de traz, todos ao mesmo tempo, formando uma roda de pessoas sentadas, umas nas outras. Na primeira tentativa, muitos ficaram receosos, outros não pararam de rir e alguns quase caíram no chão. Mas na segunda tentativa, obtivemos pleno sucesso e pudemos desfrutar de um grande “banco humano”.

Na sequência, discutimos sobre a importância do SENTAR, pedindo para que nos indicassem exemplos de objetos criados apenas para cumprir com essa função e de outros que não foram projetados para esse fim. Exemplificamos com imagens tipos de móveis feitos para o SENTAR e discutimos sobre suas características físicas, estéticas e funcionais. Pedimos também para que fizessem anotações sobre tudo aquilo que achavam interessante nos objetos visualizados, criando uma listagem que serviria para destacar itens que figurariam como parâmetros no desenvolvimento de seus projetos.

O grupo divido em duas equipes de 4 pessoas, se colocaram a conhecer o material e discutir os seus projetos. A matéria-prima disponível para a produção, foram latas de leite em pó, ripas e cabos de madeira, um guarda-sol quebrado, embalagens plásticas, retalhos de lona, arame, pregos, parafusos e barbante. A mistura de materiais nada convencionais, não os intimidou e partiram para o desenvolvimento de suas peças.









- Os rapazes trabalhando duro!








- As meninas num show de trabalho em equipe.

O grupo das meninas decidiu desenvolver uma cadeira, misturando latas com os cabos de madeira e os retalhos de lona, experimentando fazer algo diferente e inusitado. Antes de colocarem as “mãos na massa”, fizeram uma boa reflexão sobre o projeto, buscando planejar cada passo de sua execução, levando em conta o conforto, a estética e sem que soubessem como, preocuparam-se com a ergonomia da peça. Foi muito gratificante para mim e o Nicholas, assistirmos ao processo de criação e execução delas, por conseguirem utilizar de experiências pessoais e de buscarem repertório para entenderem o que seria relevante para o projeto originasse uma peça realmente funcional.



- A cadeira desenvolvida pelas meninas.

Já os quatro rapazes ficaram meio perdidos no início e com dificuldades de iniciarem o projeto, até que escolheram como material as ripas de madeira. A partir delas conseguiram idealizar a peça e dar voz ao projeto. Fizeram quatro estruturas iguais, parecidas com um estrado de cama, num formato mais compacto e com estas criaram o acento, os pés e o encosto da cadeira. Após o objeto montado, perceberam deficiências estruturais e fizeram ajustes até que a peça ficasse equilibrada e funcional.



- A cadeira dos rapazes.

As duas peças nos surpreenderam MUITO, tanto pelo resultado estético, quanto formal. Ficaram robustas, possuem identidade, presença, são divertidas e funcionam de fato. O cuidado e dedicação que os dois grupos tiveram durante todo o processo, mesmo tendo trabalhado envolvidos num clima descontraído com boas risadas, piadas, corre-corre e música (um pouco) alta, foi impressionante e digno de aprovação. Estamos empolgados para a oficina de amanhã. O que será que virá por aí?




PROGRAMAÇÃO

20/10 - Terça-feira, das 14h às 16h
Tema: Organizar

21/10 - Quarta-feira, das 9h às 11h
Tema: Iluminar

22/10 - Quinta-feira, das 9h às 11h
Tema: Sentar

23/10 - Sexta-feira, das 14h às 16h
Tema: Apoiar

Onde encontrar:
www.twitter/designdeperifa
http://picasaweb.google.com/designdeperifa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário