21/10/2009

A NOVA MARATONA DE MÓVEIS & OBJETOS

Ontem, dia 20/10, eu e Nicholas Torreta iniciamos uma "maratona" de oficinas de MÓVEIS & OBJETOS dentro do Projeto Arrastão. Estas oficinas serão realizadas nesta semana, de 20/10 a 23/10 em dois períodos, atendendo as turmas de "Expressão e Criatividade" e "Negócios Socioambientais" da própria ONG, buscando trazer aos participantes, a possibilidade de estimularem a criatividade, o trabalho em equipe, a socialização, a racionalização, a prática de atividades manuais e acima de tudo, ampliarem seu campo de visão e entendimento sobre a comunidade em que vivem e interagem.

Para cada turma, trabalharemos um tema, que servirá de direcionamento para o desenvolvimento de mobiliário e utensílios. Estes serão produzidos com materiais descartados, assim como fizemos nas demais oficinas, e ainda utilizando de um número e variedade limitadas de ferramentas. Realmente um desafio a criatividade e um estímulo a experimentação.

Na primeira oficina, realizada ontem, contamos com a participação de 10 alunos do curso de "Expressão e Criatividade", ministrada pela professora Edimari, que gentilmente nos "emprestou" seus pupilos para a nossa aventura mirabolante. Para iniciá-la propusemos uma dinâmica que os estimulasse a trabalharem em equipe e organizadamente. Os alunos divididos em três grupos, se posicionaram formando um circulo. Ao redor deles existiam três caixas de cores distintas e uma série de objetos com cores correspondentes as caixas. Para que conseguissem preencher as caixas com os objetos de mesma cor, deveriam andar juntos, com uma das mãos nas costas de seu companheiro da frente, não podendo soltá-lo de forma alguma. Todos os movimentos deveriam ser realizados juntos e iguais, para "organizarem" a bagunça estabelecida. Depois de muitas risadas, tropeços, bagunças e confusões, a turma conseguiu realizar a brincadeira e finalizá-la corretamente.





- Dinâmica em grupo

O tema para a oficina não poderia ser melhor do que o próprio "ORGANIZAR", onde desenvolveriam objetos seguindo essa linha conceitual. Para ajudá-los ao entendimento da proposta e na execução da atividade, utilizamos como exemplo três objetos: Um mancebo, um porta-retratos e um revisteiro. Apresentamos então, alguns exemplos buscando ilustrar o que cada objeto, desses descritos, possuía como particularidade, além de sua funcionalidade, estética e significado.




- Bate papo rápido.

Em seguida foram oferecidos os limitados materiais que tínhamos para a execução de tal proeza: Bastões de madeira de diversos comprimentos e espessuras, latas de leite em pó, placas de madeira, arames, recipientes plásticos e retalhos de banners promocionais. Cada grupo ficou responsável em desenvolver um item, dos exemplos descritos anteriormente, tomando os materiais como ponto de partida para a produção.












- Desenvolvimento dos objetos.

Ao final o resultado foi MUITO gratificante, pois conseguimos três peças muito interessantes e diferentes, pois contaram com pouca interferência nossa na parte criativa, contando apenas com a nossa ajuda para a parte operacional, como a utilização de ferramentas e aplicação de medidas. Durante todo o trabalho, as ações foram documentadas através de registros fotográficos e audiovisuais e disponibilizados na internet para quem quisesse nos acompanhar em "tempo real" pelo TWITTER e PICASA.



- Mancebo . Grupo 01


- Revisteiro . Grupo 02


- Porta-retratos . Grupo 03

Se desejarem participar virtualmente de nossa oficina, verifique nossa programação abaixo e nos acompanhe via TWITTER.


PROGRAMAÇÃO

20/10 - Terça-feira, das 14h às 16h
Tema: Organizar

21/10 - Quarta-feira, das 9h às 11h
Tema: Iluminar

22/10 - Quinta-feira, das 9h às 11h
Tema: Sentar

23/10 - Sexta-feira, das 14h às 16h
Tema: Apoiar

Onde encontrar:
www.twitter/designdeperifa
http://picasaweb.google.com/designdeperifa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário