21/10/2009

IDÉIAS ILUMINADAS

Continuando a maratona de oficinas do DESIGN DE PERIFA, hoje em MÓVEIS & OBJETOS trabalhamos o tema ILUMINAR com os nossos pupilos. Hoje contamos com 10 alunos, dividindo-os novamente em grupos, sendo que cada um deles desenvolveria apenas um objeto de iluminação.

Iniciamos a oficina com mais uma de nossas dinâmicas de integração, onde os 10 pupilos, em uma grande sala escura e de mãos dadas, deveriam passear por todo ambiente na penumbra a procura de pequenas letrinhas recortadas de revista, que se encontravam espalhadas pelo chão. Organizadamente (ou nem tanto) deveriam indica-las para as duas pessoas das extremidades da fila, para que estas pegassem as tais letras e as guardassem consigo. Ao final deveriam nos mostrar quais letras teriam achado. Esta simples brincadeira serviria para ilustrar a grande dependência que temos sobre a luz solar e a necessidade de a reproduzirmos em diversas formas, atendendo a demais outras funções que não somente a de iluminar.

Em seguida, nos dirigimos ao ateliê de artes para o inicio da atividade de desenvolvimento de objetos "de perifa". Lá mostramos alguns exemplos de luminárias, arandelas, abajoures, lanternas e diversas outras peças mirabulantes desenvolvidas espontaneamente no mundo afora, identificando o que as diferencia entre si, suas particularidades, suas funções secundárias e qualidades estéticas. Tendo em mente tais informações, passariam agora a desenvolver suas próprias luminárias.

O grupo 1 ficou encarregado de produzir uma luminária de chão, deixando o grupo 2 com a criação de uma luminária de mesa e o 3º grupo a fazer um abajour. Assim como fizemos ontem, cada grupo possuia um responsável em documentar o trabalho fotograficamente ou com filmagens. O material continuou inusitado: Latas de leite, cabos de madeira, embalagens plásticas, CDs, arames e MUITA criatividade.

Musica eletrônica no ar, muitas risadas e tuitadas as peças foram nascendo. Os resultados nos surpreenderam demais: A luminária de chão do grupo 1 foi a última a ser finalizada e ficou MUITO interessante. Construída com 3 cabos de madeira, uma lata com terra e parafusos, oferecia uma iluminaçao direta com direito a ajustes de distância e altura. Já a luminária de mesa, do 2º grupo, ficou bem divertida, pois a cúpula foi feita com uma embalagem de desinfetante, arame e um cabo de madeira, dando-lhe um aspecto meio molenga e desajeitado. Por fim, o abajour do grupo 3, foi feito com uma cúpula piramidal, estruturada com retalhos de plástico, varetas e barbante, além de contar com uma lata de leite.

Amanhã continuaremos com as nossas peripécias, a partir das 9h e trabalhando o tema SENTAR. Fiquem sitonizados no DESIGN DE PERIFA através do TWITTER, PICASA e ORKUT!



- Luminária de chão. Fotos: Marcelo Barros




- Luminária de mesa. Fotos: Marcelo Barros



- Abajour. Fotos: Marcelo Barros

PROGRAMAÇÃO

20/10 - Terça-feira, das 14h às 16h
Tema: Organizar

21/10 - Quarta-feira, das 9h às 11h
Tema: Iluminar

22/10 - Quinta-feira, das 9h às 11h
Tema: Sentar

23/10 - Sexta-feira, das 14h às 16h
Tema: Apoiar

Onde encontrar:
www.twitter/designdeperifa
http://picasaweb.google.com/designdeperifa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário