24/09/2009

DE BRESSON A CAIXAS-CENÁRIO.

A oficina de CENOGRAFIA de 12/09, retoma suas atividades propondo um exercício de interpretação, onde foram tratadas idéias de leitura e síntese da imagem, ícones, símbolos, retratos e representações. Usando-se de slides, Mr. JS, pode brincar um pouco com seus pupilos mostrando-lhes fotos que traduziam expressões idiomáticas,(ou ditados populares, como são mais conhecidas), buscando diverti-los e, ao mesmo tempo, provocá-los ao olhar.



- 1. Chorar sobre o leite derramado; 2. Encher linguiça.
Fonte: www.publicidadeunisul.files.wordpress.com


Os ícones e símbolos foram exemplificados com imagens de marcos mundiais, como a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade, Taj Mahal, Cristo Redentor e diversos outros, os quais os participantes deveriam identificar a sua procedência. JS, atento a prontidão em identificar a origem de tais ícones, abre questionamento sobre o grande potencial que estas imagens tinham sobre o repertório pessoal de cada um deles e porque essa fácil identificação tem grande importância no trabalho cenográfico.

A síntese de imagem ficou por conta de algumas fotos clicadas por Henry Cartier Bresson, grande fotógrafo francês do século passado, que trazia em toda sua obra uma narrativa clara e instantânea sobre a vida humana. Jonas apresentou um pouco do trabalho desse mestre das lentes para exemplificar o diálogo que estas imagens promovem com quem as vê e como, com poucos elementos, a fotografia consegue narrar sobre datas, situações, emoções, idéias e uma infindável lista de possibilidades, que muitas das vezes tomam o lugar das palavras.


- Fotos de Henry Cartier Bresson
Fontes: 1. www.casadaphotografia.art.br;
2.
www.balangandans.wordpress.com

Após um rápido brake, dedicaram-se a atividade intitulada "Caixa-Cenário", que consistia em criar um micro-universo para um determinado objeto, criando uma narrativa para ele. Foram produzidas cinco caixas, cada uma para um objeto em especial, utilizando-se como matéria prima, placas de MDF para compor a estrutura da caixa, retalhos de tecido, jornais, revistas, aviamentos e tinta látex para o seu revestimento e MUITA criatividade. Conforme o próprio Jonas descreve: "(...) posso dizer que o processo foi bem interessante e produtivo, todos desenvolveram suas atividades no tempo. Produziram bem e evoluíram durante o curso."














- Montagem das "caixas-cenário". Fotos: Raissa Mathias/Maré Alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário