24/09/2009

RADIOHEAD DE TODOS PARA TODOS!

Estava eu "navegando" pela web, quando ao entrar no site/blog BRAINSTORMING #9, me deparei com um post MUITO especial, ainda mais por fazer da música a minha segunda morada: Projeto cria DVD colaborativo do show do Radiohead no Brasil.

É isso mesmo, que você leu. Andrews Ferreira Guedis, fã iveterado do Radiohead (nem precisava dizer), decidiu colher todos os vídeos dos shows realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro da turnê Rain Down, disponíveis no you tube, e juntamente com as imagens feitas pelo Multishow e demais vídeos adquiridos por troca de contatos para editar em vídeo um DVD do show user-generated.

O resultado dessa saga, assumida por Andrews, está disponível no Projeto Rain Down – Live in São Paulo, em versão para gerar DVD ou em arquivo AVI, via torrent e outros métodos. Assim como Cristiano Dias (Brainstorming #9) escreveu no post, mesmo que uma única pessoa tenha feito todo o trabalho "braçal", o projeto é de literalmente centenas de pessoas. Fãs que usaram desde celulares até câmeras fotográficas que “filmam” em alta definição.


- http://www.radioheadraindown.blogspot.com

Agora você deve estar se perguntando o "por quê" deste post falar de algo, que teoricamente não tem nenhuma ligação com o DESIGN DE PERIFA, não é mesmo? Mas tem sim. Transferindo o conceito do projeto para essa "outra" realidade, percebemos diversas pessoas utilizando-se daquilo que está mais a mão, para conseguirem registrar algo que os agradam, no caso, os celulares, câmeras caseiras e fotos. Não existiam pretensões profissionais sobre o material e sim, a vontade de resolver uma necessidade eminente: Ter um pouco mais daquele momento com o Radiohead. Em seguida, Andrews copilou todos estes "retalhos" e teceu uma outra "coucha". Ele é profissional de web e provavelmente possui conhecimento de edição de vídeo e formatação de DVD, porém seu material era totalmente "caseiro".

Outro detalhe que valoriza ainda mais a obra, é seu aspecto colaborativo e de troca entre as pessoas, criando uma comunidade unida, atuante, ativa e presente, fazendo do projeto (de uma pessoa só) em algo transformador. A industria audiovisual que se cuide, pois o famoso jeitinho brasileiro e suas idéias mirabolantes, podem mudar o curso da história... trazendo soluções criativas e inovadoras.


- Show completo em alta qualidade no YouTube. 2h20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário