24/07/2009

DANDO VOZ A ARTE!



Sábado, dia 6/06, mais uma oficina de GRAFFITI aconteceu no DESIGN DE PERIFA e em especial tivemos a presença do ilustre MC GAMÃO, para ministrá-la e passar um pouco de seu conhecimento para a turma. Dando continuidade ao conteúdo aplicado na aula anterior, foram passadas técnicas de desenho e exercícios básicos, como aplicações de luz e sombra (degrade). Os alunos também experimentaram um exercício de reprodução, copiando uma imagem preto e branca, rica em contrastes, ajudando na visualização e apreensão da imagem e perceber zonas neutras, de grande destaque, sombras e pequenos detalhes.







- Fotos: Maré Alta

Na semana seguinte, já com o nosso MC CHAMBS, foram passadas técnicas de como planejar o desenho, como aplicar as idéias no papel, de forma ordenada e coerente com o que se espera de resultado, com as técnicas a serem aplicadas e suportes usados. Iniciaram o exercício desenhando um corpo humano "estilizado", com características de cartoon e formas mais simples e bem resolvidas. Com isso teriam maior facilidade para entenderem os nuances que uma imagem possui e organizar os elementos que a compõem de forma harmoniosa e criativa.









- Fotos: Maré Alta

Retomando o conteúdo da aula passada, a oficina de GRAFFITI de 20/06 se manteve no estudo de aplicação de luz e sombra e volumetria. Assim como o próprio Chambs descreve, seus pupilos tiveram um excelente aproveitamento, conseguindo identificar a aptidão do desenho em grande parte deles. Inclusive alguns alunos já haviam feito aulas de grafite no próprio Arrastão, o que facilitou bastante no entendimento dos exercícios, e na ajuda a passar o conhecimento aos mais iniciantes.

Finalizada a revisão, após o lanche, saíram pelos arredores do Campo Limpo, para realizarem uma pesquisa de campo sobre cenas cotidianas, envolvidas pela temática "periferia". Registraram tudo com desenhos, fazendo um exercício de observação e aplicação.






- Fotos: Maré Alta




- Fotos: Marcelo Barros

Tantas observações, estudos de desenho, aplicações de luz e sombra, fotos, filmes e o grafite? Essa galerinha não coloca a mão na massa NUNCA, poxa? Pois é, esse dia tão esperado pelo grupo chegou, pois a aula do dia 27/06 colocou-os na prática da confecção do famoso STENCIL ART, conhecido como o grafite que se utiliza de "mascaras" ou fôrmas de desenhos, para aplicações rápidas com spray. Inclusive é uma a técnica que tenho um carinho especial, por tê-la praticado um pouco e por lembrar alguns trabalhos da POP ART. É uma técnica simples, direta, capaz de divertir instantaneamente o espectador e que é facilmente reproduzível em diferentes suportes.




- Fotos: Maré Alta

MC Chambs, aponta para essa técnica, justamente, por ser uma forma rápida e prática de fazer grafite e por possuir uma forte carga histórica da arte urbana. Se tem registros das primeiras intervenções de STENCIL ART aqui no Brasil, no final da década de 70, realizadas por artistas como Hudinilson Hurbano Jr, Mano Ramiro, Rafael Franca, ambos do coletivo 3NÓS3, e Alex Vallauri. Este último ficou tão conhecido e admirado que participou em três bienais seguidas e a data em que faleceu, em 27 de março de 1997, tornou-se o dia nacional do grafite, após um grupo de artistas terem grafitado toda a extensão do túnel da Av. Paulista, aqui em Sampa.

Segundo o site
STENCIL BRASIL, o crítico de arte e repórter fotográfico Enio Massei, ao visitar o nosso país, em 1989, ficou impressionado com a qualidade do nosso grafite: "São Paulo tem o privilégio de ser a única cidade do mundo a ter um grupo de artistas trabalhando dentro de uma coerência linguística com homogeneidade que não se encontra nem mesmo em Nova Iorque. Conheço todas as capitais do mundo e posso garantir que São Paulo é o centro do grafite ocidental".

O Stencil Art, estilo que deu voz ao atual grafite, é sem dúvida uma das técnicas mais importantes de se estudar como forma de expressão e disseminação de idéias. Chambs e seus pupilos puderam experimentar um pouco dessa "energia urbana" na aula seguinte numa parede cedida pelo
Projeto Arrastão. Nela os alunos puderam praticar as técnicas de pintura com spray e látex, utilizando rolos de pintura, tintas spray e as "máscaras" confeccionadas na aula anterior.

Chambs comentou sobre a inicial dificuldade que tiveram no manuseio e aplicação da tinta spray, pela falta de prática dos iniciantes, mas que logo conseguiriam ter mais domínio. "A intenção maior é despertar o interesse deles pela pintura, e que continuem praticando depois do curso." - disse nosso MC.


Nesse dia pudemos contar com a ilustre participação do Gu, mais conhecido como ARMAMENTO VISUAL, um dos melhores grafiteiro de STENCIL ART de São Paulo. Segundo Chambs, foi uma excelente interação com os alunos, pois o Gu pode passar um pouco da sua experiência, mostrando várias técnicas e formas de improviso e ainda, junto com eles, participou da produção do painel. "Foi ótimo, pois os motivou ainda mais". - enfatizou Chambs.

"Só de saber que pelo menos um desses alunos pode com certeza ser um grafiteiro, pintar por aí e continuar alastrando nossa arte pelas ruas, é gratificante demais, não tem dinheiro no mundo que pague isso aqui! Parabéns pela organização e dedicação”. - MC Gu, elogiando o projeto.






- Preparando o muro. Fotos: Maré Alta.



- Até a Ju, coordenadora do projeto, ajudou. Fotos: Maré Alta.





- Mãos na massa!!! Fotos: Maré Alta.




- Gu 'aka' Armamento Visual mostrando sua arte. Fotos: Maré Alta.






- Algumas peças feitas pelos alunos. Fotos: Maré Alta.

Fiquem atentos no BLOG, pois logo colocaremos mais informações sobres as oficinas, mais discussões sobre o tema, além de fotos, desenhos, imagens e afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário