03/08/2009

QUE RUFEM OS TAMBORES!

O sábado, dia 25/07, foi MUITO especial para mim, pois pude participar de duas oficinas, a de INSTRUMENTOS MUSICAIS e a de GRAFFITI, que aconteceram simultaneamente nos arredores do Projeto Arrastão. Foi um "corre-corre" insano, afinal íamos de um lado para outro para poder documentar TUDO, trocar idéias com os alunos, com o Chambs, Joilson e a galerinha do Maré Alta, e ainda ajudá-los com a "logística" das duas oficinas. Trabalho mais do que gratificante!

Na oficina de INSTRUMENTOS MUSICAIS, Mr. Joilson ensinou a confecção de
tambores utilizando cilindros de acrílico, aros velhos, cordas, papelão e pele profissional para instrumentos de percussão. Levou como exemplo, um dos tambores utilizados pelo grupo ARRASTA-LATA, feito a partir de um cilindro de papelão, revestido com tinta como acabamento. Este era contornado por cordas, que além de darem beleza ao instrumento, eram essenciais para a sua afinação e timbre.

O intuito dessa oficina era o de justamente ilustrar o modo de trabalhar o timbre e a afinação de um instrumento, a partir de sua produção e com isso, fazer com que seus pupilos, pensassem em cada parte do processo de desenvolvimento de suas peças, sensibilizando-os quanto aos "pequenos" detalhes.












- Fotos: Marcelo Barros.

Iniciaram vedando as laterais dos dois cilindros e medindo a circunferência de suas extremidades. Em seguida cortaram grandes círculos de papelão, os quais seriam o "repouso" das peles, que as ajudariam a se fixarem nas pontas dos tambores. Logo encaixaram tudo, prendendo firmemente com os aros e cordas e os instrumentos já se apresentavam praticamente prontos. Percebi que a parte mais delicada dessa montagem era o de trançar a corda por entre os vãos dos aros, uma vez que a distancia entre os nós e a tensão da corda, influenciavam diretamente no som.











- Fotos: Dayane Isabela - Maré Alta.

A equipe foi divida em dois grupos, para que pudessem experimentar todo o processo de montagem e entendessem as etapas. Joilson se dividia para atender e ensinar os grupos, sempre com um grande sorriso estampado em seu rosto e passando-lhes um pouco mais de musicalização, fazendo batuques, apertando cordas, mostrando diferença de notas conforme a tensão aplicada, parando por alguns instantes e fazendo com que seus alunos o seguissem numa BOA batucada. Sem exitar, a galerinha se colocava a "bagunçar o coreto", literalmente. Entre risos, danças e "Rare Babas", nasciam-se os sons. Essa galerinha é realmente MUITO animada.




- Tambor de papelão - Fotos: Marcelo Barros.






- Alguns instrumentos musicais - Fotos: Marcelo Barros.

Ao final da oficina, pude bater um papo com o Mr. Joilson para saber um pouco mais sobre seu trabalho nesse projeto e sobre os resultados obtidos até então e ele se mostrou extremamente contente e realizado, uma vez que sua turma demonstra prazer em participar, se concentra, é divertidíssima e MUITO esforçada. "É a primeira vez que trabalho nesse formato de aula e estou tendo surpresas muito legais." - Enfatiza mostrando seu expressivo sorriso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário