04/08/2009

DE MÁSCARAS NA FACE E SPRAYS EM PUNHOS

No post anterior, eu havia comentado sobre ter participado de duas oficinas, a de GRAFFITI e de INSTRUMENTOS MUSICAIS, que aconteceram no mesmo dia e ao mesmo tempo, o que foi realmente uma GRANDE correria para a equipe poder acompanhá-los e registrar tudo. A turma do Maré Alta, conseguiu "cercar o território" com um câmera e um(a) fotógrafo(a) em cada oficina, mas eu, a Ana e o Robert (de Niro) saímos aos tropeços e solavancos para estamos presentes e assim, desafiarmos as leis da Física e também registrarmos tudo. De qualquer forma, também estive com a trupe do GRAFFITI do MC Chambs e gostaria de registrar essa deliciosa e "mascarada" experiência.

Essa oficina, realizada no dia 25/07, rolou numa das salas localizadas no "quintal" do Projeto Arrastão, lugar um pouco mais arejado, para tentar compensar o "lindo" sábado CHUVOSO, que se iniciava naquela manhã. Isso não desanimou a galerinha de nosso MC, que se preparou com mascaras de proteção, tintas sprays, stencils e muita criatividade para mais um "rolê" artístico.






- Fotos: Marcelo Barros.

O desafio desse dia era o de aplicarem as técnicas aprendidas nas oficinas anteriores, em objetos descartados na comunidade. Entraram "na roda" cadeiras, manequins, bóias, castiçais, grades, carretéis de madeira, bacias e porta toalhas de papel. Uma brincadeira diferente, com um grau de dificuldade interessante e um bom desafio a criatividade, pois mostra a irreverência do grafite, por conseguir se propagar em qualquer suporte ou superfície. Chambs deixou claro sobre o intuito da brincadeira: "Grafitar nesses objetos os estimulará a criatividade... A arte tem que invadir! Estar em todos os lugares!".

Com as máscaras na face e sprays em punhos, iniciaram a experiência sobre as bugigangas espalhadas no chão da sala. A trilha sonora não poderia ser outra, se não os sons das bolinhas batendo nas latas, o chiado do spray, risos e murmúrios, além de batuques (da turma do Mr. Joilson) ao fundo.














- Fotos: Marcelo Barros e Raissa Mathias/Maré Alta.

Ao final, as peças grafitadas descansaram sobre uma parte coberta do "quintal" e serviram de contemplação para seus criadores, nossa equipe e demais visitantes da comunidade. Este foi o último dia da oficina de GRAFFITI, porém nosso MC Chambs e sua trupe ainda estarão a postos para as próximas intervenções que o DESIGN DE PERIFA realizará. Aguardem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário