05/08/2009

INSTIGANDO A CRIATIVIDADE

No dia 20/06, oferecemos um bate-papo com a comunidade do Campo Limpo sobre a oficina de MÓVEIS & OBJETOS, buscando ilustrar o que gostaríamos de promover junto com cada envolvido e o quanto poderiam ser divertidos os nossos 8 encontros.

Apenas três rapazes compareceram ao evento, porém isso deixou o papo mais concentrado e próximo. Falamos sobre o projeto, sobre o PROGRAMA VAI 2009, mostramos alguns móveis e objetos desenvolvidos espontaneamente em diversas partes do Brasil e da própria comunidade, e um vídeo MUITO interessante sobre aparelhos de reabilitação para cães, desenvolvidos pelo veterinário Eduardo Diniz.

Este veterinário, ao perceber a necessidade de se desenvolver um aparelho para ajudar cães a se restabelecerem de problemas ortopédicos, como hérnia de disco, e a falta desse produto no mercado nacional, criou o VETCAR, utilizando-se de seus conhecimentos na área veterinária e de suas habilidades com ferramentas.



- VETCAR - Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Utilizei esse vídeo como exemplo de Design espontâneo, por mostrar a capacidade que uma pessoa teve para analisar um problema e resolve-lo, utilizando-se de uma parte do conhecimento necessário, certa habilidade técnica, força de vontade, persistência e principalmente MUITA criatividade.

Como você pode ver no vídeo, tirado do programa "Pequenas Empresas & Grandes Negócios", as "cadeirinhas-de-roda" dos animais não possuem luxo algum, uma estética diferenciada ou produção numa GRANDE indústria e sim feita rusticamente, de forma artesanal, buscando atender simplesmente as necessidades do animal: A possibilidade de andar, de uma provável cura e o conforto.

Somados a isso, temos a visão empreendedora de Eduardo, que percebendo a possibilidade de mercado, para seu produto, transformou-o em um negócio e hoje exporta as mesmas peças para a Espanha e Portugal.




- Fotos: Roberto Almeida "aka" Robert (de Niro).

O instigar da criatividade e o olhar sobre a cultura local, são as premissas, que nossa oficina busca empregar, para que os jovens participantes percebam novas gamas de possibilidades de transformações positivas em seu meio, em sua comunidade, em suas vidas e porque não, assim como o próprio Eduardo, a possibilidade de ter seu próprio negócio e oferecer a todos um produto de real necessidade para a humanidade. Torço para que estejamos no caminho certo!

Comentem. Deixem suas impressões, suas críticas, suas sugestões. Participem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário