12/08/2009

TAMBORINS DE PET!

Não havíamos postado, até então, informações sobre a oficina de INSTRUMENTOS MUSICAIS, realizada no dia 18/07, pois não tínhamos conseguido imagens desse dia. Porém nosso grande amigo Nicholas Torretta, documentou toda a aula com seu celular em punho, ajudando-nos a ilustrar um pouco o que aconteceu de tão especial nesse dia.

A oficina foi ministrada por outro cientista louco, o Mr. Pitu, colega de sonoridade e experimentos musicais de Joilson Bispo, nosso mestre. Pitu esteve com a moçada para lhes ensinar a construir um tamborim com madeira e garrafas PET.

Sua construção é bem simples e a sonoridade que possuem é fantástica. Pequenas ripas de madeira pregadas formando um quadrado, eram revestidas com tiras de PET, tiradas de garrafas de refrigerante cortadas, e fixadas com cola e prego, recebendo ao final, um acabamento com fitas adesivas coloridas. A pele de PET, quando esticada, recebe uma pequena dose de calor, por um isqueiro ou vela, para que se conseguir esticá-la totalmente e alcançar seu timbre e afinação.





- Fotos de celular: Nicholas Torretta.

Para tocá-los e extrair a melhor sonoridade possível, também foram desenvolvidas baquetas com cavilhas lisas (caninhos sólidos de madeira), fitas adesivas e ponteiras brancas de plástico.


- A esquerda, alguns tamborins. Foto: Nicholas Torretta.

O resultado é realmente impressionante, pois possuem uma estética muito interessante e sua sonoridade é perfeitamente a de um tamborim original. É possível escutá-los em um dos vídeos disponibilizados no post "LUTHIERIA DE PERIFA", aqui em nosso BLOG. Confiram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário